Com o objetivo de instituir uma gestão estratégica participativa no TRT/RJ, alinhada às diretrizes do Poder Judiciário e da Justiça Trabalhista, o Planejamento Estratégico Plurianual (PEP) 2015/2020 do Regional fluminense será elaborado ao longo de 2014 através de um novo modelo – estabelecido por meio da Resolução Administrativa Nº 58/2013, publicada no dia 12 de dezembro de 2013. Em linhas gerais, a proposta é gerar mais comprometimento e responsabilidade com a melhoria da Justiça do Trabalho, integrando magistrados, servidores e entidades representativas no processo de construção do PEP.

logo PEP 2015 2020

Para tanto, o novo modelo estabelece a criação de quatro comitês, constituídos por magistrados, servidores e entidades representativas, definidos pela Resolução, e organizados por temas estratégicos. São eles: Gestão e Políticas Institucionais; Efetividade na Prestação Jurisdicional e de Conhecimento; Gestão de Pessoas; e Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação e Infraestrutura. À frente da elaboração do PEP 2015/20120 estará, como de praxe, o Conselho de Gestão Estratégica (CGE) do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.

Para sistematizar os trabalhos, os comitês terão tarefas específicas para desempenhar entre os meses de fevereiro e outubro, de acordo com cronograma constante no anexo da Resolução. Entre as atribuições desses grupos, estão a análise de cenários e a proposição de iniciativas para alcançar as metas sugeridas. De acordo com Bruno Fonseca, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Institucional, a ideia é que os comitês possam discutir aspectos fundamentais referentes aos temas relacionados e a sua área de atuação. Caso seja necessário, os presidentes dos comitês poderão convidar representantes das demais unidades e/ou comissões do TRT/RJ.

Com vistas a democratizar ainda mais todo esse processo, opiniões de magistrados e servidores, coletadas respectivamente no 3º Fórum Gestão Judiciária e no curso on-line de Gestão Estratégica, realizados em 2013, bem como na pesquisa de clima organizacional realizada em 2012, serão consolidadas e apresentadas aos Comitês e ao CGE. O TRT/RJ promoverá, ainda, ciclos de palestras voltados para o público interno – o primeiro será em fevereiro. Ao longo do ano, enquetes e outros canais de participação poderão também ser disponibilizados a critério dos comitês. Foi criado ainda e-mail específico para o público externo e interno: gestaoestrategica@trt1.jus.br. As sugestões encaminhadas por esse e-mail serão disponibilizadas aos comitês de acordo com os assuntos abordados.

Para ler a Resolução Administrativa Nº 58/2013, clique aqui

 

assinatura logo