img topo

"OUVIR É LEGAL" CHEGA AO FORO DA LAVRADIO

Nesta quinta-feira (12/5), o TRT/RJ deu início à Ouvidoria Itinerante no Foro da Lavradio, que concentra a maioria das Varas do Trabalho na capital. Com a Ação Estratégica Ouvir é Legal, jurisdicionados e servidores ganham mais um canal e podem, sempre às quintas-feiras, fazer sugestões, reclamações, críticas, elogios, denúncias, consultas processuais ou solicitar esclarecimentos.

"A Ouvidoria do TRT/RJ tem que ir aonde o público está, inclusive mediando eventuais conflitos", afirmou a desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, presidente do TRT/RJ, durante a inauguração do Posto de Atendimento da Ouvidoria no Foro da Lavradio.

sal
A desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, presidente do TRT/RJ, prestigiou o evento

O objetivo do Tribunal é levar a Ouvidoria Itinerante a todos os foros com mais de três Varas do Trabalho, considerando o elevado número de pessoas que circulam nesses locais. O Foro de Niterói é um dos que devem ser beneficiados.

bene
O desembargador Damir Vrcibradic, Juiz Ouvidor do Tribunal, atendeu à imprensa durante a cerimônia de inauguração

O advogado José Luis Campos Xavier, presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas - Acat, esteve presente e elogiou a iniciativa do TRT/RJ. "A Ouvidoria no Foro do Lavradio aproxima a Justiça do jurisdicionado e traz transparência ao trabalho desenvolvido pelo Tribunal", disse ele.

O juiz Mauricio Pizarro Drummond, titular da 12ª VT/RJ e diretor do Foro de 1º grau da capital, também comemorou a novidade. "A vinda da Ouvidoria para o prédio das Varas era inevitável", registrou o magistrado.

magi

A partir da esquerda, a juíza Maria Luiza da Gama Lima, diretora da Escola de Administração e Capacitação de Servidores (Esacs); o advogado José Luis Campos Xavier, presidente da Acat; o desembargador José Nascimento Araujo Netto, que foi Juiz Ouvidor do TRT/RJ durante dois mandatos; o juiz Maurício Pizarro Drummond, diretor do Foro de 1º grau da capital; o desembargador Damir Vrcibradic, atual Juiz Ouvidor; a desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, presidente do Tribunal; a juíza Áurea Regina de Souza Sampaio, vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra1) e titular da 34ª VT/RJ; e o juiz Marcelo Moura, titular da 19ª VT/RJ.

O Posto de Atendimento da Ouvidoria do TRT/RJ funciona no Gabinete Executivo do 10º andar do Foro da Lavradio (Rua do Lavradio, nº 132, Lapa), às quintas-feiras, das 10h às 16 horas.

O 1º DIA DA OUVIDORIA NO FORO DA LAVRADIO

No primeiro dia de atendimento no Foro da Lavradio, foram atendidas 20 pessoas. A maior demanda do público foi pela consulta processual. O eletricista aposentado Sebastião Jorge de Souza foi um dos presentes. "Na verdade, eu já conhecia a Ouvidoria desde o ano passado, quando fiz contato telefônico e fui muito bem atendido", disse ele.

ate sal

O Posto de Atendimento da Ouvidoria teve boa movimentação em seu primeiro dia de funcionamento

A enfermeira Carmem Dolores Mendes, que soube da Ouvidoria Itinerante pela imprensa, procurou o Posto de Atendimento para ter mais informações de seu processo. Ela acabou tendo ciência de que a empresa contra a qual ingressou com a ação havia sumido.

O atendimento não foi exclusividade dos jurisdicionados. Um servidor, que preferiu não se identificar, esteve na Ouvidoria manifestando o interesse em ser removido para a Baixada Fluminense por ter um familiar doente.

CIDADE DE DEUS - O Ouvir é Legal estreou como projeto piloto na Cidade de Deus, em 30/4, quando o TRT/RJ participou da primeira ação itinerante da Casa de Direitos na comunidade. Na ocasião, além dos servidores da Ouvidoria, juízes e desembargadores também participaram tirando dúvidas da população sobre andamentos processuais e direitos trabalhistas.

OUVIDORIA DO TRT/RJ JÁ REALIZOU MAIS DE 70 MIL ATENDIMENTOS

Em seu sexto ano de criação, a Ouvidoria do TRT/RJ já atingiu cerca de 70 mil atendimentos. Só este ano, já foram recebidas mais de 7 mil manifestações, das quais 94% se encontram solucionadas.

Cabe à Ouvidoria, por meio de seus sete canais de atendimento, atender a solicitações de todos os tipos - consultas processuais, pedidos de informações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios - além de demandas internas de magistrados e servidores.

ser
Parte da equipe de atendimento da Ouvidoria do TRT/RJ

O setor funciona como um poderoso "filtro" para que às diversas unidades cheguem apenas as questões de fundamental relevância.

Clique aqui e veja como entrar em contato com a Ouvidoria do TRT/RJ.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - TRT/RJ
(21) 3512-7295/7406

aic@trt1.jus.br