banner topo mensagem clt

 LEIA E ESCREVA UM RECADO PARA A CLT

A campanha "CLT Interativa", do TRT/RJ, tem como objetivo incentivar a produção de mensagens para a Consolidação das Leis do Trabalho em comemoração aos seus 70 anos. Ao longo de maio, mês do aniversário, foram disponibilizadas urnas no Prédio-Sede e no Fórum Lavradio. Nelas, os passantes foram estimulados a depositar um pensamento sobre a CLT, dizer como ela contribui para a conquista dos seus direitos, sugerir que leis poderiam ser acrescentadas em suas páginas ou simplesmente dizer por que razão essa norma deveria ser parabenizada. As urnas já foram retiradas dos locais, mas você ainda pode mandar sua mensagem pelo e-mail aic@trt1.jus.br para ser divulgada neste espaço do Portal e replicada nas redes sociais. A ação é coordenada pela Assessoria de Imprensa e Comunicação do TRT/RJ e contou com a parceria da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro (ASJTRIO). Publicaremos toda semana uma nova mensagem. Confira:

marcador "Na CLT temos tudo que precisamos para assegurar nossos direitos. É o verdadeiro manual do trabalhador no Brasil. Acho até que deveria constar como matéria já no ensino fundamental para que todos os cidadãos tivessem plena consciência de seus direitos pelo decorrer de seu histórico trabalhista. Pena que a "justiça ainda é muito lenta no nosso país", mas muitos jovens já estão nas ruas também para modificar esta triste estatística no Brasil. Eu acredito e confio que este momento chegará em breve!". (Luciano Cesar Gomes)

marcador ¨A consolidação das leis esparsas que regulavam as relações de trabalho e emprego, em 1943, originou a CLT, conferindo aos trabalhadores o inicio de um novo tempo, onde o digesto legal trouxe à realidade, proteção e dignidade àqueles que disponibilizam sua energia humana a bem de produzir riquezas para terceiros. Obra coordenada pelo i. Ministro Arnaldo Sussekind, que com sua vigência trouxe humanidade para as relações entre obreiros e empregadores. CLT ¿ Realidade em benefício do trabalhador". (Aila Almeida -Advogada)
 

marcador " Falar em CLT sempre foi falar em revolução total para o trabalho e para as relações de emprego em nosso País". (Ébano Oliveira da Silva)

marcador "À CLT, Nosso reconhecimento pelas transformações sociais engendradas em prol dos trabalhadores de todos os níveis culturais e socioeconômicos, sobretudo em benefício dos mais necessitados na escala social. Estes se encontravam outrora, antes do seu advento, literalmente à mercê dos interesses dos seus empregadores. Podemos assim ressaltar seu grande mérito de elevar e preservar a dignidade dos mais carentes, que hoje não mais se encontram compulsoriamente obrigados a atender as demandas injustas e desumanas, advindas do poder ilimitado dos seus patrões". (Servidores da 59ª VT/RJ)

marcador " A Consolidação das Leis do Trabalho é o resultado da perseverança de uma geração de homens e mulheres que o Brasil carece em sua vida política e social há décadas". (Marcos José França Ribeiro - Funcionário do TRT - 1ª Região)
 

marcador " A CLT antecipou a prática de princípios como dignidade da pessoa humana, informalidade, simplicidade e celeridade processual. Seus preceitos estabelecem condições para o diálogo social conciliador, revelado por sua estabilidade normativa ao longo de décadas de vigência". (José Antonio Callegari - Analista do TRT da 1ª Região- 7ª VT/Niteroi)

marcador "A CLT, ao longo de sua trajetória, veio proporcionar aos brasileiros e brasileiras a segurança e o reconhecimento pela dedicação ao trabalho, além de uma perspectiva digna para um futuro próspero a todos aqueles acobertados por seu manto. Parabéns". (Maria Lucia Ferreira Coutinho - servidora do TRT/RJ)

marcador "A CLT foi a "carta de alforria" dada por Getúlio Vargas, gratuitamente, a todos os trabalhadores brasileiros". (Roberto da Conceição Silva)

marcador "Não há a menor dúvida de que a CLT é o maior e melhor instrumento de defesa dos direitos dos trabalhadores e empregadores. Porém, ela não existiria sem o empenho de pessoas comprometidas em minorar as inúmeras divergências advindas das relações laborativas. Por tal razão, não podemos deixar de lembrar e homenagear seus idealizadores, dentre eles o tão competente e, acima de tudo, humano, que com simplicidade nos passava, tanto em suas palestras, quanto através dos seus valiosos livros, um maravilhoso aprendizado: ministro Arnaldo Süssekind". (Elisabeth Campos - servidora do TRT/RJ)

marcador "Ante o longínquo e rememorado ano de 1943, consolidou-se, literalmente, no Brasil o marco que veio assegurar a proteção a todos os trabalhadores do país frente às divergências decorrentes da relação capital e trabalho. Ainda que sob o auspício de fortes e duras críticas da proposta da desregulamentação do Direito do Trabalho no Brasil, nossa Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) continua firme em sua missão de manter um patamar mínimo de garantias aos trabalhadores, mesmo quando apontada como um obstáculo ao desenvolvimento do país, o que é um tremendo equívoco, uma vez que a política econômica praticada é que onera a categoria econômica com alta tributação. Vida longa à CLT!" (Leonardo Ayres Santiago - servidor do TRT/RJ)

marcador "A CLT é o sustentáculo para o trabalhador e o norte a ser seguido pelas empresas." (Luiz Jorge Ferreira Lima - advogado)

marcador "A CLT é uma mãe para os trabalhadores, sempre preocupada em acarinhá-los com direitos que visam resguardar sua integridade física e emocional. Parabéns!" (Marcia Andrea - servidora do TRT/RJ)

 assinatura logo