JQUERY vers?o 1.6.2
Pular para o conteúdo
Acessibilidade

Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão

AÇÕES PARA A ACESSIBILIDADE DO TRT DA 1ª REGIÃO 

cartilha

Ícone acessibilidade   Espaço Físico

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região vem promovendo melhorias em suas instalações a fim de torná-las mais acessíveis às pessoas com deficiência.
 
As edificações adaptadas dispõem de rampas, plataformas elevatórias e corrimãos no padrão da norma NBR 9050, identificação dos principais ambientes em Braille, sinalização podotátil (direcional e alerta), áreas de circulação e acessos com larguras adequadas, banheiros, telefones públicos, bebedouros e balcões de atendimento adaptados.
 
Já atendem a requisitos de acessibilidade:
- Edifício Sede - Fórum Ministro Arnaldo Sussekind
- Fórum de Angra dos Reis
- Fórum de Araruama
- Fórum de Itaperuna
- Fórum de Macaé
- Fórum de Magé
- Fórum de São Gonçalo
- Fórum de São João de Meriti
- Fórum de Teresópolis 
- Arquivo Judicial de São Cristóvão
- Arquivo Judicial de Niterói
- Arquivo Judicial de Bonsucesso
- Biblioteca Ministro Carvalho Junior
 
Para o ano de 2017 está prevista atuação nos Fóruns de Barra do Piraí, Três Rios e Volta Redonda.
 
 
Biblioteca
 
A Biblioteca Ministro Carvalho Júnior dispõe de:
 
- Computador com leitor de tela e scanner para conversão de textos impressos em áudio
- 82 audiolivros
- Consolidação das Leis do Trabalho, Código de Defesa do Consumidor, Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e Cartilha de Acessibilidade na Justiça do Trabalho em Braille;
- Impressora Braille;
- Lupa eletrônica para ampliação de documentos.

fórum

Icone acessibilidade   Ambiente Digital

 
A Biblioteca Digital e o Portal Internet atendem aos requisitos de acessibilidade do E-mag (Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico).
 
O Portal foi integrado à biblioteca de validação do software ASES, desenvolvido pela Acessibilidade Brasil para o Portal do Software Público. Assim, todo conteúdo, antes de ser disponibilizado, é validado pela ferramenta e só pode ser publicado se estiver de acordo com normas de acessibilidade do E-mag.
 
Foram digitalizados e disponibilizados acórdãos, sentenças e parte do acervo bibliográfico, abrangendo as obras raras, o que possibilita o uso de software de leitura de tela, inclusive nos terminais instalados na biblioteca, que dispõe, ainda, de lupa eletrônica e impressora braile.
 
Encontra-se em andamento projeto para migrar a atual internet para uma nova versão da ferramenta de gestão de portais, que será integrada a uma biblioteca de validação aderente aos mais recentes padrões de acessibilidade. A organização do portal será otimizada, buscando leiaute mais agradável e maior coerência lógica na disposição das informações.