Desarquivamento
Descrição do verbete: é a restituição do processo judicial do arquivo à unidade de origem, para o prosseguimento do feito ou simples análise.

Desentranhamento
Descrição do verbete: extração de peças ou documentos dos autos de um processo, deferida pelo juiz após solicitação das partes ou por aquele determinada de ofício (por força da lei).

Despacho
Descrição do verbete: à exceção das decisões, são todos os demais atos do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte, a cujo respeito a lei não estabelece outra forma.

Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT)
Descrição do verbete: instituído nos termos do art. 4° da Lei n.° 11.419/2006, é o instrumento oficial de divulgação e publicação dos atos do Tribunal Superior do Trabalho, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrado do Trabalho - ENAMAT e demais Órgãos da Justiça do Trabalho.

Diligência
Descrição do verbete: providência determinada pelo juiz, de ofício (por força da lei) ou atendendo a requerimento da parte ou do Ministério Público do Trabalho, visando esclarecer alguma questão do processo.

Dissídio coletivo
Descrição do verbete: ações em que são solucionados conflitos entre duas ou mais entidades sindicais (sindicatos, federações e confederações de trabalhadores ou de empregadores) ou entre entidades sindicais e empresas.

Dissídio individual
Descrição do verbete: ação ajuizada pelo empregado ou, em alguns casos, pelo empregador, originada de controvérsia relativa ao contrato individual de trabalho.

Distribuição de feitos (de 1ª Instância)
Descrição do verbete: ato pelo qual se promove o registro e a regular repartição, por sorteio, dos processos submetidos ao primeiro grau de jurisdição, para apreciação e julgamento nas Varas do Trabalho.

Distribuição de feitos (de 2ª Instância)
Descrição do verbete: ato pelo qual se promove o registro e a regular repartição dos processos submetidos ao segundo grau de jurisdição e os de competência originária do Tribunal Regional, determinando-se, por sorteio, o desembargador que será o relator do processo.