Reclamação trabalhista
Descrição do verbete: reclamação trabalhista, reclamatória trabalhista ou dissídio trabalhista é a ação proposta por empregado em face de empregador.

Reclamado
Descrição do verbete: aquele contra quem é proposta ação reclamatória perante a Justiça do Trabalho.

Reclamante
Descrição do verbete: aquele que propõe ação reclamatória na Justiça do Trabalho.

Recurso
Descrição do verbete: meio pelo qual a parte prejudicada por uma decisão judicial, busca, na mesma instância ou em instância superior, anulá-la ou reformá-la, total ou parcialmente. Existem vários tipos de recursos: embargos, agravo, recurso ordinário, extraordinário, entre outros.

Agravo de Instrumento (AI)
Descrição do verbete: recurso cabível usado para destrancar recurso que teve seu seguimento negado. 

Agravo de Instrumento em Recurso de Revista (AIRR)
Descrição do verbete:  recurso cabível usado para destrancar recurso de revista que teve seu seguimento negado.

Agravo de Petição (AP) 
Descrição do verbete: recurso contra decisão do Juiz, proferida na fase de execução, e que será apreciado por uma das turmas do TRT/RJ.

Embargos à execução (EE)
Descrição do verbete: meio pelo qual o executado se opõe à execução ou penhora, alegando cumprimento de decisão ou de acordo, quitação ou prescrição de dívida, excesso de execução, entre outros.

Embargos de Declaração (ED) 
Descrição do verbete:  são utilizados para esclarecer omissão, obscuridade ou contradição na sentença ou acórdão.

Embargos de Terceiro (ET)
Descrição do verbete:  meio pelo qual o terceiro (quem não é parte no processo) requer a manutenção ou restituição de bem de sua propriedade ou posse, que foi apreendido judicialmente.
 
Recurso de Revista (RR)
Descrição do verbete:  recurso contra decisão que contenha interpretação de norma legal divergente entre Tribunais ou entre o Tribunal e o TST, ou contra decisões que contrariem literalmente dispositivo de lei federal ou da Constituição.

Recurso Extraordinário (RE) 
Descrição do verbete:  recurso cabível ao Supremo Tribunal Federal quando a decisão recorrida contrariar dispositivo da Constituição; declarar inconstitucionalidade de tratado ou lei federal ou quando julgar válida lei ou ato do governo local contestado em face da Constituição.

Recurso Ordinário (RO) 
Descrição do verbete:  recurso utilizado para obter, na instância superior, a modificação das decisões da instância originária. Nas decisões em processo de conhecimento proferidas nas Varas de Trabalho, os recursos ordinários são analisados pelo Tribunal Regional do Trabalho respectivo. Nas ações de competência originária dos Tribunais, os recursos ordinários são analisados pelo TST, em Brasília.

Requisição de pequeno valor (RPV)
Descrição do verbete: meio pelo qual se processa a execução dos débitos trabalhistas de pequeno valor dos entes públicos definidos na Lei nº 10.259/2001. No âmbito da Fazenda Pública Federal, até 60 (sessenta) salários mínimos; Fazendas Públicas Estadual e Distrital, até 40 (quarenta) salários mínimos e Fazenda Pública Municipal, até 30 (trinta) salários mínimos.

Resolução do mérito
Descrição do verbete: o juiz pode extinguir o processo sem exame do mérito nas hipóteses do art. 267 do CPC e com exame do mérito nos casos previstos no art. 269 do CPC.

Rito sumaríssimo (RTSum) 
Descrição do verbete: a Lei nº 9.957/00 estabelece o procedimento sumaríssimo na Justiça do Trabalho para os dissídios individuais cujo valor não ultrapasse quarenta vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento da reclamação (art. 852-A caput, da CLT), excluindo as demandas em que sejam partes a administração pública direta, autárquica e fundacional. A adoção do rito sumaríssimo pretende dar rapidez às ações trabalhistas.