Em reconhecimento a práticas de sustentabilidade na Administração Pública, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) recebeu o Selo A3P Prata, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente. O certificado, que se refere ao ano de 2014, atesta a entrega do Relatório Anual de implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública, previsto no termo de adesão do Regional fluminense ao programa.

No ano passado, quando da adesão formal do TRT/RJ à Agenda Ambiental na AP, o Tribunal já havia recebido o Selo A3P Verde.

O Selo A3P tem por objetivo reconhecer e divulgar boas práticas de gestão baseadas em conceitos de sustentabilidade que já são implantadas pela Administração Pública em todo o país. A Agenda tem como eixos temáticos o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos sólidos, qualidade de vida no trabalho, sensibilização de capacitação dos servidores e educação ambiental, contratações e construções sustentáveis.

AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - A3P

A administração pública tem a responsabilidade de contribuir no enfrentamento das questões ambientais, buscando estratégias inovadoras que repensem os atuais padrões de produção e consumo, os objetivos econômicos, inserindo componentes sociais e ambientais. Diante dessa necessidade, as instituições públicas têm sido motivadas a implementar iniciativas específicas e desenvolver programas e projetos que promovam a discussão sobre desenvolvimento e a adoção de uma política de Responsabilidade Socioambiental do setor público.

Nesse sentido, a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) se tornou o principal programa de gestão socioambiental do setor público. O programa tem sido implementado por diversos órgãos e instituições públicas das três esferas de governo, no âmbito dos três poderes e pode ser usado como modelo de gestão socioambiental por outros segmentos da sociedade.

A Agenda (A3P) é uma iniciativa que demanda o engajamento individual e coletivo, a partir do comprometimento pessoal e da disposição para a incorporação dos conceitos preconizados, para a mudança de hábitos e a difusão do programa.

(Com informações do Ministério do Meio Ambiente.)

logo aic