ilustração cinza e rosa com a expressão respeite a vida e trabalhe com segurançaNesta sexta-feira (27/7) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data se tornou oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho. O dia será marcado por diversas ações nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).

No Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) teve início, logo pela manhã, no prédio-sede, o "I Fórum Sobre Violência no Trabalho - Enfrentamento e superação no setor de transporte urbano". A finalidade do evento é debater propostas de melhoria das condições de trabalho no setor rodoviário no município do Rio de Janeiro (ônibus urbanos), por meio da abordagem de temas como assédio moral e violência, entre outros.

Com a realização do Fórum, os organizadores esperam que sejam apresentadas e debatidas proposições para melhorar as condições laborais dos trabalhadores do segmento, de forma a, futuramente, diminuir o número de ações e multas relacionadas ao meio ambiente de trabalho. O evento é uma iniciativa conjunta do TRT/RJ com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RJ), o Ministério Público do Trabalho (MPT/RJ) e a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).

No TRT da 10ª Região (Distrito Federal), o Grupo Interinstitucional do Programa Trabalho Seguro da 10ª Região (Getrin10) promoverá nesta sexta-feira (27) uma série de debates. O evento, que tem caráter multidisciplinar, ocorrerá no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), das 9h às 12h.

Já o TRT da 9ª Região promoveu, nesta quarta-feira (25/7), a segunda edição do Simpósio Trabalho Seguro/PR em Palmas - A Prevenção no Meio Ambiente do Trabalho e os Impactos da Reforma Trabalhista na Segurança e Medicina do Trabalho. O objetivo foi levar ao interior do estado a reflexão sobre saúde e segurança no ambiente profissional.

PROGRAMA TRABALHO SEGURO

Desde 2011, a Justiça do Trabalho vem trabalhando em prol da prevenção de acidentes de trabalho por meio do Programa Trabalho Seguro (Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho). A iniciativa executa projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

O principal objetivo do programa é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos, por meio da articulação entre instituições públicas federais, estaduais e municipais e a sociedade civil.

No âmbito do TRT/RJ, atuam como gestores regionais do Programa Trabalho Seguro o desembargador Leonardo da Silveira Pacheco e a juíza Ana Beatriz de Melo Santos.
 

assinatura da aic