foto dos desembargadores empossados, de pé, e ao centro, o desembargador presidenteFoi realizada nesta segunda-feira (30/7) a posse administrativa dos juízes Jorge Orlando Sereno Ramos e Maria Helena Motta no cargo de desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ). Conduzida pelo presidente do Regional fluminense, desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva, a cerimônia foi prestigiada por magistrados, servidores, familiares e amigos dos empossados.

O juiz Jorge Orlando Sereno Ramos foi nomeado por meio de decreto da Presidência da República publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 20/7, sendo promovido pelo critério de merecimento, em vaga decorrente da aposentadoria do desembargador José Geraldo da Fonseca. Já o decreto que nomeou a juíza Maria Helena Motta foi publicado no DOU no dia 27/7. A magistrada foi promovida pelo critério de antiguidade, em vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Paulo Marcelo de Miranda Serrano.

Antes de leitura do termo de compromisso e posse, o presidente do TRT/RJ falou de sua satisfação em empossar os novos desembargadores e desejou boas-vindas. Em breves palavras, os novos integrantes da segunda instância agradeceram a presença de todos à cerimônia.

TRAJETÓRIA

Jorge Orlando Sereno Ramos ingressou no cargo de juiz do trabalho substituto em 1993, mediante concurso público, sendo promovido a juiz Titular de Vara do Trabalho (VT) em 1995, por merecimento. Já atuou como titular da 2ª VT de Campos dos Goytacazes, da 2ª VT de São Gonçalo, da 52ª VT do Rio de Janeiro, da 1ª VT de Nova Friburgo, bem como da 6ª e da 8ª VT's de Niterói. Atualmente, era juiz Titular da 1ª Vara do Trabalho de Maricá.

Concluiu a graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1986; pós-graduação em Direito Individual e Coletivo do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá, em 1991; e MBA em Administração Judiciária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2008. É professor da Universidade Cândido Mendes, já tendo atuado também como instrutor da Escola Judicial do TRT/RJ. No Regional fluminense, integrou comissões julgadoras de concursos públicos para ingresso na magistratura do trabalho.

Maria Helena Motta ingressou no cargo de juíza do trabalho substituta também em 1993, sendo promovida a juíza Titular em 1995. Como titular, sempre atuou na cidade do Rio de Janeiro, na 33ª VT, 22ª VT e 50ª VT. Atualmente, era juíza Titular da 81ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro.

Gaúcha, concluiu a graduação em Direito no Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo/FADISA (RS), em 1983. É pós-graduada em Direito do Trabalho e Segurança Social, pelo Instituto de Direito do Trabalho da Universidade de Lisboa, título obtido em 2017. No Regional fluminense, integrou comissões julgadoras de concursos públicos para ingresso na magistratura do trabalho.

Ambos os juízes vinham atuando há alguns anos como juízes convocados na segunda instância do Tribunal. Posteriormente, será realizada solenidade de ratificação da posse pelo Órgão Especial.

assinatura aic