Presidente do TRT, chefe da Polícia Civil e desembargadores em foto posadaNa tarde desta terça-feira (28/8), a Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) recebeu a visita do chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa de Araújo Júnior. O delegado foi recebido no prédio-sede do Tribunal pelo presidente do Regional fluminense, desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva.

No encontro foram discutidas a grave crise de segurança enfrentada pelo estado do Rio de Janeiro e as dificuldades encontradas pelos órgãos de segurança pública no enfrentamento da criminalidade, bem como possíveis formas de a Justiça do Trabalho da 1ª Região colaborar com tais instituições nesse cenário.

Uma das formas de cooperação - já aventada, inclusive, para auxílio à Polícia Militar do Rio de Janeiro - seria por meio da destinação de recursos de multas provenientes de ações civis públicas para auxílio a unidades da Polícia Civil. O delegado Rivaldo Barbosa afirmou que oficiaria ao Tribunal solicitando apoio nesse sentido, explicando que tais verbas poderiam ser destinadas à academia de policiais da instituição e ao setor de perícia.

Tradicionalmente, os recursos provenientes de condenações, multas ou termos de ajustamento de conduta são destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) do Ministério do Trabalho e Emprego. Entretanto, é possível a destinação alternativa dos recursos.

Também participaram do encontro a subchefe do setor administrativo da Polícia Civil, delegada Gisele Lima Pereira, além dos desembargadores Marcelo Antero de Carvalho, Marcos Pinto da Cruz, Leonardo Dias Borges e José da Fonseca Martins Junior.

 

Assinatura AIC