Desembargadores Jorge Sereno Ramos e Maria Helena Motta com o presidente do TRT RJ, Fernando ZorzenonA sessão solene de ratificação do compromisso e posse dos desembargadores Jorge Orlando Sereno Ramos e Maria Helena Motta foi realizada na tarde desta quinta-feira (30/8) perante o Órgão Especial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), no Plenário Délio Maranhão (prédio-sede).

A desembargadora do Regional fluminense Márcia Leite Nery saudou os novos desembargadores em nome da corte e lembrou que ambos ingressaram como juízes substitutos, em 1993, tendo completado 25 anos de carreira. Destacou que, na época, "com pouquíssimos recursos tecnológicos, já exerciam o Direito com total integridade e dedicação". Compondo a mesa, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, Fabio Goulart Villela, parabenizou os magistrados, dizendo estar certo de que as "promoções reforçam a luta contra a precarização das relações de trabalho". 

Os  empossados relembraram suas trajetórias e o apoio que tiveram de familiares, colegas e servidores. "Aqui no Tribunal a lista de agradecimentos é vasta e abrange todos que compõem esse egrégio Pleno. Cada um, à sua maneira, foi importante para minha atuação nesta segunda instância. Agradeço a todos, manifestando minha mais absoluta crença e esperança na Justiça e em seus juízes", declarou a desembargadora Maria Helena Motta.

Para resumir o momento, o desembargador Jorge Orlando Sereno Ramos citou uma frase de Dom Quixote, personagem do escritor Miguel de Cervantes: "O tempo realiza sonhos e é nosso maior aliado. Devemos sempre sonhar. Nas lides trabalhistas aprendi o valor da perseverança e a importância da boa convivência e harmonia. É a experiência que trago para essa honrosa promoção por merecimento".

Os desembargadores Jorge Orlando Sereno Ramos e Maria Helena Motta durante a assinatura do termo de posse
Os desembargadores Jorge Orlando Sereno Ramos e Maria Helena Motta durante a assinatura do termo de posse

O presidente do TRT/RJ, desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva, encerrou a cerimônia destacando a honra de presidir a sessão que ratificou a posse dos magistrados, e desejou-lhes boa sorte. Os magistrados também receberam os cumprimentos da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra1) e da Associação dos Juízes do Trabalho (Ajutra), representadas pelos juízes Ronaldo da Silva Callado e Maria Thereza da Costa Prata. 

Prestigiaram a solenidade autoridades das três esferas de Poder, dirigentes de instituições representativas de classe, magistrados, advogados e servidores, além de familiares e amigos dos novos desembargadores.

A galeria de fotos da solenidade está disponível no Flickr  do TRT/RJ.

TRAJETÓRIA

Maria Helena Motta ingressou no cargo de juíza do trabalho substituta em 1993, sendo promovida a juíza Titular de Vara do Trabalho (VT) em 1995. Como titular, sempre atuou na cidade do Rio de Janeiro, na 33ª VT, 22ª VT e 50ª VT. Atualmente, era juíza Titular da 81ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. Foi promovida pelo critério de antiguidade, em vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Paulo Marcelo de Miranda Serrano. 

Jorge Orlando Sereno Ramos ingressou no cargo de juiz do trabalho substituto também em 1993, mediante concurso público, sendo promovido a juiz Titular de Vara do Trabalho em 1995, por merecimento. Já atuou como titular da 2ª VT de Campos dos Goytacazes, da 2ª VT de São Gonçalo, da 52ª VT do Rio de Janeiro, da 1ª VT de Nova Friburgo, bem como da 6ª e da 8ª VT's de Niterói. Atualmente, era juiz Titular da 1ª Vara do Trabalho de Maricá. Promovido pelo critério de merecimento, ocupa vaga em virtude da aposentadoria do desembargador José Geraldo da Fonseca.

Ambos vinham atuando há alguns anos como juízes convocados na segunda instância do Tribunal. 
 

Assinatura AIC