Representantes de quatro continentes estarão reunidos no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), nos dias 8 e 9/10, para debater uma questão instigante: como o Direito do Trabalho vai regular e oferecer respostas adequadas ao desafio de conciliar trabalho decente com as mudanças em curso no mundo do trabalho? Esse é o mote do seminário internacional "O Direito do Trabalho em 2030: novas regulações para o mundo do trabalho", promovido pela Escola Judicial da 1ª Região. O evento será realizado no auditório do 4º andar do prédio-sede (Av. Presidente Antonio Carlos, 251, Centro) e é voltado para magistrados, servidores e demais interessados. As inscrições podem ser feitas até 21/9. 

O Seminário será realizado junto ao 32º Encontro dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Emat) e contará também com a presença de professores e juristas nacionais, convidados a fazer um contraponto aos olhares estrangeiros.

Confira, abaixo, o resumo da programação (sujeita a alterações). Também é possível consultar o plano de curso completo.

8/10
9h: Abertura -  Des. Marcelo Augusto Souto de Oliveira, diretor da Escola Judicial do TRT/RJ
10h: Primeiro painel: O Futuro do Direito do Trabalho: perspectiva latino-americana, com Sergio Gamonal Contreras (Universidade Adolfo Ibáñez - Santiago, Chile)
Debatedores:
11h: Bruno Freire e Silva - advogado e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
11h30: Vólia Bomfim Cassar - desembargadora do TRT/RJ
12h: Debates
13h: Intervalo para almoço
14h30: Segundo painel: O futuro do Direito do Trabalho: perspectiva europeia, com Tonia Novitz (Universidade de Bristol - Bristol, Inglaterra)
Debatedores:
15h30: Guilherme Guimarães Feliciano - juiz do TRT de Campinas, professor da USP e presidente da Anamatra
16h: Eduardo Henrique Raymundo Von Adamovich - juiz do TRT/RJ e Professor da Uerj
16h30: Debates
17h30: Encerramento do primeiro dia


9/10:
9h30: Terceiro painel: O futuro do Direito do Trabalho: perspectiva asiática, com Je Seong Park (Instituto Coreano do Trabalho - Seul, Coreia do Sul)
Debatedores:
10h30: Pedro Augusto Gravatá Nicoli, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
11h: Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva, desembargadora do TRT/RJ e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
11h30: Debates
12h30: Intervalo para almoço
14h: Quarto painel: O futuro do Direito do Trabalho: perspectiva africana, com Ousmane Sidibé (Universidade de Ciências Jurídicas e Políticas de Bamako - Bamako, República do Mali)
Debatedores:
15h: Maria Hemilia Fonseca - professora de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP
15h30: Roberto da Silva Fragale Filho - juiz do TRT/RJ e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF)
16h: Debates
17h: Encerramento

A participação no seminário será computada para fins de obtenção do adicional de qualificação pelos servidores do TRT/RJ.

 

ASSINATURA DA AIC