ilustração da página inicial do novo site do trt-rjQuem acessar o endereço www.trt1.jus.br a partir desta quinta-feira (13/9) vai encontrar o portal do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) de cara nova. Quase seis anos após o lançamento da ferramenta atual, a nova versão do site chega com um leiaute diferenciado, além de apresentar uma nova forma de organização do conteúdo. A "virada de página" está prevista para acontecer na parte da manhã.

Uma das mudanças que vai impactar direta e positivamente todos os usuários é a nova forma de consulta processual. Atualmente, o usuário precisa saber se o seu processo é físico ou eletrônico e acessar o sistema correspondente para consultar o andamento. No novo portal, existe apenas uma caixa de pesquisa intitulada "Consulta Processual", na qual o usuário digita o número do processo, independentemente de ele ser físico ou eletrônico.

A consulta aponta todos os processos que existem com esse número, indicando as iniciais das partes e o órgão julgador, oferecendo ao usuário a possibilidade de consultar o processo de seu interesse no sistema correspondente: Sapweb (processos físicos) ou Processo Judicial Eletrônico.

Essa mudança foi feita em atendimento à demanda dos próprios usuários, que apresentavam dificuldades em localizar o seu processo, justamente por procurá-lo no sistema errado (PJe ou Sapweb). Agora, o interessado consegue descobrir seu processo com muito mais facilidade.

Veja outras inovações do novo portal do TRT/RJ:

NOVA PÁGINA INICIAL - Foi totalmente reformulada, visando a uma melhor organização do conteúdo e à redução da quantidade de informações. Manteve-se a estratégia de usar cores frias, adotando-se um leiaute mais "limpo", com elementos gráficos simplificados e cores mais discretas.

EXIBIÇÃO DAS INFORMAÇÕES - Com a solução de "menu vertical", que mantém sempre visíveis os elementos subordinados aos itens principais, quando se clica em um ponto do menu, expande-se o subnível correspondente, evidenciando para o usuário o contexto em que ele se encontra, bem como os demais itens relacionados. Isso torna a navegação muito mais fácil e intuitiva.

NOVAS MODALIDADES DE BUSCA - No novo portal há uma busca específica para "endereços e telefones", outra para a Carta de Serviços, além de uma busca exclusiva para a pesquisa de notícias.

DISPONIBILIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS - A filosofia aplicada para a organização e disponibilização de conteúdos, documentos e links também mudou com a utilização de categorias. Esse recurso evita a criação de páginas e subpáginas para organizar os conteúdos de acordo com o mês, o ano ou o assunto. Agora os conteúdos ficam todos na mesma página e o usuário seleciona as categorias em um menu à direita. Feita a seleção, são exibidos apenas os itens classificados com a categoria selecionada.

NOVA PLATAFORMA - No site anterior utilizava-se uma ferramenta de código aberto, sem qualquer suporte. Com isso, alguns problemas que eram detectados demoravam a ser resolvidos, pois era necessário pesquisar se algum usuário na comunidade de colaboradores já tinha esclarecido a questão e, caso nenhuma solução fosse encontrada, o próprio TRT/RJ deveria resolver a falha. O novo portal foi construído sobre a mesma ferramenta, mas em sua versão comercial, que conta com o suporte do fabricante, além de ser uma versão bem mais recente.

NOVA APRESENTAÇÃO DA CARTA DE SERVIÇOS - A Carta de Serviços ao Cidadão - documento que permite ao jurisdicionado consultar todos os serviços prestados pelo Tribunal, o modo de obtê-los e os prazos de execução - não é mais disponibilizada como um documento em PDF. Agora, os serviços são apresentados em um conjunto de páginas, com recursos de navegação e caixas de busca específicas.

ACESSIBILIDADE - O portal anterior já contava com ferramenta automática de validação de acessibilidade aos recursos de publicação - significa que, se algum servidor do Tribunal tentasse disponibilizar um conteúdo não acessível, o validador impedia a publicação e apontava o tipo de erro. No novo site, esse recurso evoluiu e a ferramenta de validação foi atualizada para atender às normas de acessibilidade mais recentes. Servidores do TRT/RJ com deficiência ajudaram a testar a acessibilidade do novo portal, que se beneficiou dessa experiência para ir muito além dos recursos de validação automatizados.

DESIGN RESPONSIVO - O novo site é totalmente responsivo, ou seja, muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que é exibido, seja um computador, tablet, smartphone etc. Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos do site se reorganizam para que sejam exibidas as coisas principais em primeiro lugar.

De acordo com a Coordenadoria de Organização do Conhecimento do TRT/RJ, unidade vinculada à Secretaria de Gestão do Conhecimento e responsável pelo gerenciamento do site do Tribunal, o acesso ao portal anterior será mantido por um período de tempo limitado, embora sem atualização, para que o usuário tenha a possibilidade de consultá-lo até se familiarizar totalmente com a nova ferramenta.
 

Assinatura AIC