Os servidores da Ouvidoria e da Comissão de Responsabilidade Socioambiental (CPRSA) do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região se reuniram nesta terça-feira (5/6) para receber treinamento e preparar sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, que acontece de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. Eles vão representar o TRT/RJ no estande que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) vai montar no evento para apresentar ao público os programas da Justiça do Trabalho relacionados à sustentabilidade.

À equipe da Ouvidoria e da CPRSA caberá prestar informações sobre o funcionamento e as vantagens do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) sob o ponto de vista ambiental.

Servidora explica detalhes do PJe aos servidores da CPRSA
Janúbia Castro, supervisora da Ouvidoria do Tribunal, explica detalhes do PJ-e aos servidores da unidade e da Comissão de Responsabilidade Socioambiental (CPRSA)

Além do PJe-JT, o TST e o CSJT vão falar sobre o Programa Trabalho Seguro, o Guia de Compras Sustentáveis e os programas socioambientais dos órgãos da Justiça do Trabalho, que serão apresentados por meio de vídeos, catálogo e folder. Haverá ainda palestras sobre os temas, nos auditórios reservados aos participantes do encontro.

A Rio+20 é assim chamada porque marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que teve início com a Rio-92. A intenção é que o encontro deste ano contribua para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas, por meio da renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável entre as nações integrantes da ONU.

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO

O PJe-JT será mostrado por promover o uso racional e inteligente da tecnologia em prol de uma prestação jurisdicional mais célere, acessível, econômica, eficiente e sintonizada com a preservação ambiental. Além de reduzir drasticamente os gastos com papel e insumos, o PJe substituirá mais de 40 sistemas existentes no Poder Judiciário. Trata-se de uma solução gratuita, em linguagem moderna e segura. Com a interoperabilidade propiciada entre os Tribunais e outros órgãos da Administração Pública, a sociedade contará com uma Justiça mais ágil e organizada. Outro benefício é a acessibilidade, que permite a qualquer pessoa, conectada à internet, consultar os processos eletrônicos 24 horas por dia.

O Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) será instalado no Rio de Janeiro em 18/6, na Vara do Trabalho de Três Rios.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - TRT/RJ
(21) 2380-6512/6815
aic@trt1.jus.br