______________________________________________________________________________________________________

MEMÓRIA INSTITUCIONAL

Datas Comemorativas Galeria de Ex-Presidentes Acórdãos: Fonte de conhecimento Criação das JCJs e VTs do TRT/RJ  Contato

 

 APRESENTAÇÃO

 

 O Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região foi criado pela Resolução Administrativa nº 14/2014, de 22 de maio de 2014 e inaugurado em 27 de janeiro de 2015.

Tem por objetivos recuperar, preservar e divulgar a história da Justiça do Trabalho; identificar e catalogar o acervo de valor histórico-institucional e propor e executar políticas de memória institucional e atividades culturais afins.

Desde o ano de 2006 havia o Memorial, que não figurava na estrutura do Tribunal.  Tratava-se de projeto de resgate e preservação da história da Instituição e da Justiça do Trabalho, em geral.

O acervo do antigo Memorial e outros elementos foram incorporados ao Centro de Memória.  Dele constam móveis, utensílios, quadros, condecorações, fotografias e outros documentos de valor histórico-institucional.

Estão em exposição permanente uma sala de audiências de Junta de Conciliação e Julgamento e uma sala de julgamentos de sessões de 2ª Instância, além de outras peças relevantes.

O Centro de Memória está instalado no pavimento térreo do Fórum Ministro Arnaldo Süssekind, sede do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. 

 

Descubra mais sobre a história da Justiça do Trabalho através dos seus utensílios:

 

A Justiça do Trabalho através dos seus utensílios

 

DESCUBRA MAIS SOBRE A COMEMORAÇÃO DOS 70 ANOS DA CLT:

Banner CLT 70 anos TST

Mensagem para a CLT

CLT 70 anos - história de lutas

CLT Lúdica

 

HOTSITE CLT 70 ANOS

Neste hotsite criado pelo TST, é possível acessar vídeos e artigos que remetem aos 70 anos da CLT, além de notícias dos 24 Regionais a respeito do tema. Na página, o internauta também fica sabendo o calendário de eventos em comemoração à data e conhece mais sobre a história da Consolidação das Leis do Trabalho.

 

MENSAGEM PARA A CLT

Por meio da campanha "CLT Interativa", o TRT/RJ incentiva a produção de mensagens em comemoração aos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho. Os textos selecionados são publicados nesta seção do Portal. A campanha é coordenada pela Assessoria de Imprensa e Comunicação do Tribunal e contou com a parceria da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro (ASJTRio). 

 

 

CLT - HISTÓRIA DE LUTAS, CONQUISTAS E LEIS

O documento virtual "CLT - História de lutas, conquistas e leis" descreve o processo de elaboração da CLT, utilizando-se de textos e imagens que retratam as ações anteriores e posteriores à sua edição, concluindo com uma reflexão acerca da flexibilização das leis trabalhistas. O projeto foi desenvolvido pela Seção de Gestão de Memorial (Secmei), vinculada à Secretaria de Gestão do Conhecimento (SGP) do TRT/RJ.

 

CLT LÚDICA

Publicada na coluna permanente "Clique e Descubra", do Portal do TRT/RJ, a versão animada e lúdica da CLT apresenta, com textos curtos e explicativos, os principais pontos da legislação trabalhista. As ilustrações são de autoria de diversos artistas. A produção foi realizada pela Assessoria de Imprensa e Comunicação do TRT/RJ.