Dúvidas frequentes

 

1) Qual a importância da gestão documental no âmbito do TRT?

2) O que é o Plano de Classificação de Documentos (PCD)?

3) O que é a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos (TTDD)?

4) O que é a Tabela de Temporalidade de Documentos Unificada da Justiça do Trabalho (TTDU)?

5) Como faço para acessar a TTDU, TTDD e o PCD ?

6) Em que fase da TTDD os documentos poderão ser encaminhados à Seção de Arquivo?

 

Respostas:

 

1) A gestão de documentos arquivísticos é essencial nas rotinas de trabalho, pois diminui a ocupação do espaço físico, recupera informações, assegura a preservação da documentação e permite a constituição da memória.

 

2) Esquema para classificação de documentos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido.  

 

3) É o instrumento técnico que baseado no PCD estabelece os prazos de guarda dos documentos e regula a sua destinação final (eliminação ou guarda permanente).

 

4) É o instrumento técnico, aprovado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que define prazos de guarda dos autos de processos judiciais findos, bem como sua destinação final (eliminação ou guarda permanente).   

 

5) A Tabela de Temporalidade de Documentos Unificada da Justiça do Trabalho (TTDU), a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos (TTDD) e o Plano de Classificação de Documentos (PCD) podem ser obtidos:

 

- no site do TRT, em Acesso Rápido>Arquivo>Normatização;

- via intranet, em Institucional>Secretaria Geral Judiciária>SGC>Informações sobre Gestão Documental e Gestão Arquivística>Normatização.

 

6) Decorrido o prazo de guarda na unidade responsável (fase corrente), os documentos que tenham previsão de cumprimento de temporalidade na fase intermediária ou destinação de guarda permanente, poderão ser encaminhados à Seção de Arquivo.